Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Vergonha e pré-adolescência!

vergonha

vergonha

De uma hora para outra Nina tem vergonha de tudo. Decidiu que só se troca com privacidade. Ir a piscina sem a parte de cima, por exemplo, é impossível. Sair de casa de saia só se colocar um shorts por baixo. Falar com meninos só se forem conhecidos, porque são todos bobos (palavras dela!). Será que às vésperas de fazer sete anos (dia 25/06) minha filha já é uma pré-adolescente?

Ela nasceu outro dia e já está se achando grande??

Vergonha e crescimento

Pesquisei bastante sobre o assunto na internet. Conversei com minhas amigas. debati com minha terapeuta. E conclui o que eu já sabia: não existe idade para esse período. O que existe são sinais de que a criança está crescendo. Indícios de que, apesar de permanecerem na infância, estão amadurecendo e que a vergonha vai passar a fazer parte da vida delas. Que dó!

O tempo voou…

…e ela está se achando mocinha!

 

 

 

 

 

 

 

Sinto pela minha pequena. Em breve ela vai entrar numa fase tão difícil que eu preferia que ela continuasse como estava por mais tempo. Não que ela não brinque de boneca ainda, claro que brinca. Mas não quer mais vestir fantasia. Nem tirar foto com princesas. E no aniversário já avisou: quer roupa e não brinquedo.

Mochila de personagem? Nem pensar. Tênis de personagem? Nem morta!! Lancheira de personagem? Tá doida, mãe? Festa de personagem? Sem comentários. Isso, segundo ela, é coisa de criança da idade da Maitê (1 ano e meio menor). Nada disso faz a cabeça dela mais.

De minha parte não pretendo alimentar essa adolescência precoce. Muito pelo contrário. Pretendo alimentar a infância mesmo. Pretendo dar Barbie no aniversário. Pretendo levar no cinema para assistir desenho da Disney. Pretendo manter minhas historias sobre o coelho da Páscoa, o Papai Noel e a Fada do Dente.

Ela vai crescer, é inevitável. Mas, no que depender de mim, não vai ser rápido, ela não vai pular de fase. Vai viver cada período do jeito que deve ser vivido. E a infância, que é o melhor de todos os períodos da vida, vai durar muito ainda!

 

Sair da versão mobile