Hoje completamos um ano nos EUA. Há exatamente doze meses entramos no táxi e partimos para o aeroporto de Campinas para pegar o vôo que nos traria para Orlando e para uma nova vida. 365 dias atrás eu vesti meu melhor sorriso na hora de despedir dos familiares e amigos (para que eles não percebessem minha tristeza por deixá-los), brinquei com as crianças no check-in (para que elas não percebessem meu medo do desconhecido), engoli minhas lágrimas na sala de embarque (para que meu marido não percebesse minha fraqueza). Nunca na minha vida um dia foi tão esperado e tão difícil de ser encarado. Dia 29 de junho de 2015: o dia da maior mudança da minha vida!
Claro que o apoio das minhas filhas e do Guilherme foi importante nesse dia e deixou tudo mais leve. Claro que minhas orações e minha fé em Deus também ajudaram muito. Mas me lembro de entrar no banheiro do avião, antes de levantar vôo, olhar meu rosto no espelho e pensar: “é isso mesmo que EU quero? Quero começar de novo com 40 anos?”. A resposta foi sim. Voltei pro meu lugar, apertei os cintos e dei a mão para minhas filhas. “Vamos em frente”, pensei. O olhar do Guilherme me acalmou. Era como se ele dissesse: “estamos juntos e, se der errado, voltamos juntos!” Era o que eu precisava. Precisava me conscientizar que o mais importante estava indo comigo, em busca de um sonho. O mais importante voltaria comigo se fosse necessário.
Desde então nos fortalecemos como família. Descobrimos que juntos somos mais fortes do que qualquer medo. Vencemos a adaptação, as barreiras da cultura, fizemos muitos amigos (perdemos outros e reforçamos o vínculo com os que já existiam, no meu caso meu amigo Rodrigo Branco hoje é também meu irmão). Conquistamos a vida que queríamos, estamos finalmente vivendo nosso sonho. Quanto tempo vai durar eu não sei e nem quero pensar nisso agora. Hoje é dia de comemorar nosso primeiro ano nos EUA. A gente merece uma festa!