Parece que voltei no tempo. Aos 40 anos estou tirando carteira de habilitação…de novo! Na verdade tirei o documento pela primeira vez logo que fiz 18 anos, no Brasil. Depois disso tive que fazer outra prova quando ele venceu (nem me lembro direito, mas acho que fiz mais uma prova teórica e nas outras renovações foram feitos apenas exames médicos).
Bom, aqui nos Estados Unidos não tive como fugir de fazer todo o processo chato de novo. A carteira de habilitação é um documento indispensável nesse país. Além de provar que você conhece as leis, ainda serve como um RG. Quem vêm a passeio ou a negócios, pode usar a habilitação do Brasil só durante 30 dias. Depois desse período é preciso tirar a Drive License do Estado em que você estiver morando (cada Estado tem suas leis e sua carteira). A questão é que as leis são muito diferentes, o livrinho que eles dão pra gente estudar é enooooorme e difícil de decorar.
Decidi arriscar sem estudar mesmo (já que a prova é de múltipla escolha). Marquei horário e me joguei. Eram 50 questões e eu podia errar 10. Apesar do nervoso, e de pular muitas questões para pensar melhor, estava indo bem, até que comecei a errar os chutes e, quando faltavam 3 questões para acabar o teste…eu errei a última que podia. Ou seja: não passei, bombei, tomei pau!
Saí de lá chateada por não ter estudado direito e ter que voltar e fazer tudo de novo outro dia. Decidi então pegar dicas de outros brasileiros. Minha amiga Maristela me deu um “livro da sorte” (em espanhol e cheio de marcações) que, segundo ela, já foi emprestado pra muitas pessoas e todas passaram. Minha amiga Vivi me encheu de orientações e conselhos. Minha amiga Luciana me passou um app que ajuda na hora de estudar (ai…dessa vez não vou ter desculpa!).
Enfim, vou remarcar a prova e caprichar nos estudos. Só não vou avisar o dia da prova para não sentir mais pressão ainda (meus amigos daqui já se encarregam disso! Rs!!!). Espero chegar aqui no blog e contar que passei. E aí vai vir o dilema da prova prática…bom, mas uma coisa de cada vez, né? Depois eu conto como foi! Torçam por mim!!