Essa semana minhas filhas não têm aula na escola por causa do feriado de Thanks Giving o que significa que a casa ficará uma zona, com o perdão da palavra. É assim nos feriados, finais de semana, férias. É assim quando elas estão em casa. Na verdade é assim desde que nasceram. Pra resumir eu acho que ter filhos é ter casa bagunçada!
Não que eu seja do tipo que tirou os móveis da sala para as crianças terem espaço para os brinquedos (sim, conheço casais que fizeram isso). Nem troquei o tapete bege, comprado por uma fortuna na loja de decoração, por um tapete colorido, de borracha (o famoso “tapete de atividades”). A mesinha de centro continua cheia de enfeites que quebram, como quando eu era solteira. O sofá tem almofadas clarinhas, algumas bordadas a mão.
No dia-a-dia meu desafio é ensinar para as duas que elas não podem brincar com o Buda que eu trouxe do Haiti (até porque elas tem milhões de bonecas). Que não podem fazer comidinha no vaso que o pai trouxe de Bali. Que não podem sujar as almofadas que a avó bordou ou o sofá que eu acabei de mandar lavar. Sim, acho que faz parte da educação que quero que elas tenham ensinar que elas precisam respeitar o espaço dos outros (no caso, o meu e o do pai).
A questão é, mesmo respeitando nossas coisas e espaço, não consigo evitar que elas levem as bonecas para “dormir”no sofá. Não consigo evitar que a fantasia da Bela esteja em cima da minha cama “separada”pra sair a tarde (palavras da Maitê, organizada do jeitinho dela). Não consigo evitar que todas as tiaras sejam colocadas no chão para que elas escolham a que querem usar depois (e que sejam “esquecidas” por lá!). Por mais educadas que minhas pequenas sejam, elas têm 3 e 5 anos e têm direito a bagunça, sabe?
Claro que faz parte da minha rotina do dia-a-dia recolher tudo. Guardar. Arrumar. Mas, ultimamente, tenho tentando ser mais flexível, compreensiva, reclamar menos. Afinal, a gente só é criança uma vez na vida, né? E a minha casa não vai receber visitas todo dia e nem sair na revista. Essa semana, por exemplo, relaxei. Enquanto estou aqui estou aqui escrevendo elas estão trazendo tudo que tem nos armários pra perto de mim. Vou fazer com que guardem depois, claro, mas vai sobrar pra mamãe aqui ajudar também, eu sei. E, quer saber? Tudo bem. Eu vou arrumar e elas vão bagunçar tudo de novo depois!