Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Temporada de furacão!!

Quase nove da noite de quinta-feira. As crianças já dormem. Eu e o meu marido decidimos ver um filme na tv. Lá fora chove, mas nada de muito diferente das pancadas tão comuns nessa época do ano (fim do verã0). Está tudo tranquilo até que…um alerta começa a apitar nos nossos celulares. Sim, começou a temporada de furacão aqui na Flórida e eles avisam para você se abrigar de tudo quanto é jeito.

Nos noticiários o assunto é só esse: onde está a tempestade, quando está previsto para se afastar da Flórida, qual a velocidade do vento, quantidade de chuva (eles arrasam quando o assunto é a meteorologia).

 

Nas ruas não se fala em outra coisa.

Um dos emails que recebi dos vizinhos americanos!

 

Nas escolas eles pedem para a gente ficar ligado porque as aulas podem ser canceladas a qualquer momento (em Tampa, pertinho daqui aconteceu isso). Tudo depende da previsão e de ter água, luz e telefones funcionando. Caso contrário as crianças fica sem aula.

Pode parecer exagero, pode parecer desnecessário tanto aviso, tanto alarde mas confesso que eu acho que tudo isso faz muito sentido. Ajuda a população a se preparar em relação a um temporal que pode provocar uma tragédia natural sim (quantas não acontecem no Brasil todos os anos e que podiam ser evitadas com ações como essa?). Nossa família, por exemplo, tinha programado um final de semana na praia mas, diante de tantos avisos, decidimos cancelar os planos. Sorte, porque hoje de manhã soube que o lugar que iríamos está alagado.

Muita gente, no entanto, acha que os americanos são exagerados, que não há motivo pra tanta preocupação  e nem para colocar sacos de areia nas portas das casas e nem estocar água e comida (sim, eles lotam os supermercados como se fosse acabar o mundo e compram tudo que encontram pela frente). Mas o fato é que a maioria deles já passou por tragédias causadas por furacões ou viu acontecer esse tipo de coisa com gente próxima. Ter vivido na pele o que significa enfrentar um furacão deve sim fazer as pessoas ficarem mais tensas quando algo parecido parece estar próximo. E não acho que a palavra nesse caso seja exagero. Acho que é medo. Cautela.

Hoje acordamos com a notícia de que tão cedo o tempo não vai melhorar, mas que pelo menos a tempestade está perdendo força e não vai mais ser um furacão como estava sendo anunciado. De qualquer maneira, como boa jornalista, estou monitorando o clima o tempo todo (nos canais de tv) e, por via das dúvidas, vou passar o fim de semana bem quietinha em casa!

 

Sair da versão mobile