De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, ela chega na República Dominicana com ventos já atingem 85 km/h. Além do vento, fortes chuvas atingiram os lugares por onde a tempestade passou, como a pequena ilha montanhosa de Dominica. Há notícias de mortos e desaparecidos.
A previsão é que ela avance pelas Bahamas e chegue na Flórida na segunda-feira. Erika é a quinta tempestade da temporada de furacões do oceano Atlântico e estudos indicam que ela tem potencial para se tornar o primeiro furacão a atingir a Flórida desde o Wilma, que passou por aqui em outubro de 2005!
Nos noticiários o que tenho visto é que não há motivo para pânico, mas quem mora aqui há mais tempo diz que temos que nos preparar para falta de energia e possíveis alagamentos.
Uma amiga até me apresentou um app em que você pode se cadastrar e receber alertas no celular. Mas, confesso, não sei se isso não me daria ainda mais medo, por isso ainda não me cadastrei!! Por enquanto estou acompanhando tudo pela internet e pela TV, onde existem vários canais sobre previsão do tempo.
Na escola das crianças eles ainda não deram nenhuma orientação para os pais, mas o fato é, dependendo do tempo, as aulas podem ser suspensas na segunda-feira e os aeroportos correm o risco de fechar. De qualquer maneira, a boa notícia é que esse tipo de tempestade pode perder intensidade, como aconteceu na semana passada com o primeiro furacão da temporada, o Danny, que rapidamente se dissipou quando a tempestade passou pelas ilhas do Caribe.