Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Olimpiada: tudo tem uma explicação

Acho esse sinal (que tem um significado mundial) horrível. Por isso mesmo quando vi a imagem do nadador canadense Santo Condorelli fazendo isso antes de entrar na piscina na Olimpíada logo gritei: “que coisa feia, que mal exemplo”, e fui atrás de uma explicação pra tamanha grosseria. Pois bem, pode parecer feio…mas é um gesto bonito! Não entendeu nada? Eu explico.

 

 

Em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail”, Joseph, pai de Santo, disse que a ação de mostrar o dedo médio faz o filho ficar mais confiante na água e não tem o público como alvo, apenas trata-se de um ritual entre os dois. Toda vez que o filho sobre no bloco ele faz o gesto para o pai e o pai retribui.

“Quando começou a nadar ele era muito menor que os adversários e ficava intimidado ao entrar na piscina. Ele não cresceu muito até completar o ensino médio e aí eu disse: já basta. Quando você subir no bloco tire tudo da sua mente. Ele me perguntou como fazer isso. Eu disse pra ele pensar f….-se. Então um dia eu estava na torcida e ele me mostrou o dedo. Eu devolvi o sinal. Ele começou a ganhar provas e provas e nunca mais deixamos de fazer o gesto”, explicou o pai.

Histórias de Olimpíada

“A principal lição era não me preocupar com quem eu estava nadando. Não importava o tamanho ou quão bons eles eram. Apenas f…-se quem são. Meu pai me disse pra mostrar o dedo e me preocupar apenas conosco. E isso realmente me ajuda a acalmar os nervos antes das provas. É um jeito de lembrar todo esforço que coloquei no meu trabalho e de pensar que eu posso nadar com esses caras muito maiores do que eu. Não importa como os outros reagem, não presto mais atenção nos outros. É uma coisa que me ajuda”, disse o nadador que, hoje, mede um 1m88.

Santo Condorelli não ganhou medalha nos 100 m livres, prova em que é especialista. Chegou em quarto. O que quando se nada com os melhores do mundo já é uma vitória e tanto.

Sair da versão mobile