Pode me chamar de antiquada. Autoritária. Mãe a moda antiga. Diferentona. Pode dizer que sou velha, chata, careta. Não me importo. Na minha casa é assim (e será por uns bons anos): minhas filhas têm horário para dormir (mesmo nas férias!).
Claro que sextas/sábados e feriados escapam da regra mas, no restante dos dias, elas têm que estar na cama as 21h. No inverno até consigo fazê-las dormir antes disso mas no verão, estação em que estamos nesse momento, os dias ficam claros até umas 20h30, impossível fazê-las dormir antes de escurecer!
Claro que muitas vezes elas vão pra cama reclamando. Claro que me acham uma chata. Claro que adorariam pegar no sono a hora que quisessem. Mas, na minha opinião, crianças de 4 e 6 anos não sabem o que é melhor pra elas ainda e esse é meu papel.
Se você me acha muito rígida por colocá-las para dormir as 21h sendo que elas acordam as 7h, prepare-se! De acordo com uma tabela que foi feita pela educadora norte-americana Stacy Karlsen eu estou liberal demais! Nina deveria dormir as 20h e Maitê as 19h!!! Segundo ela (e outros diversos especialistas), crianças de 3 a 6 anos precisam ter entre 10 e 12 horas de sono por dia. Já os maiorzinho (entre 7 e 12 anos) devem dormir entre 10 e 11 horas. Vale dizer que essa tabela é baseada em pesquisas que mostram que o sono é determinante para que as crianças mantenham um desenvolvimento físico e emocional saudável.
Além disso, uma criança que não tem horário certo para dormir pode apresentar um maior risco de problemas de comportamento e emocionais, como hiperatividade ou ansiedade. É o que indica um estudo britânico realizado com mais de 10.000 crianças e cujas conclusões foram publicadas nesta segunda-feira na revista Pediatrics.
Ou seja, da próxima vez que for criticar a vizinha, a prima, a amiga por controlar o horário dos filhos, pense duas vezes. É mais fácil ser liberal, é mais fácil dizer “sim”, é mais fácil deixar as crianças fazerem o que quiserem. Mas isso não garante o bem delas!!