Infância e vitamina S (de sujeira mesmo!)
Sou a favor dessa substância. Acho que a infância de quem cresce em contato com ela é mais feliz, tem mais longa. Acho que as crianças que se sujam se desenvolvem de outra maneira. Sim, estou falando da vitamina s, de sujeira mesmo! Estou falando de se lambuzar de tinta, de lama, de areia. E se divertir com isso!
Infância: melhor fase da vida!
Estamos vivendo um momento estranho. Muitos pais querem que os filhos estejam sempre arrumadinhos, como que prontos para um flash, como se não tivessem infância. A maioria poda tanto a criança quando o assunto é se sujar que muitos pequenos choram ao derrubar sorvete na própria roupa ou pisar numa poça. Ficam incomodadíssimos com a sujeira, em vez de se divertir com ela – o que seria normalíssimo, na minha opinião!
Na minha casa é diferente. É o oposto, na verdade. Deixo, e até incentivo, que se joguem, se sujem de verdade. Quando posso me jogo junto, morro de rir e depois vamos as três para o banho tentar limpar a bagunça. Aqui estamos sempre com restos de tinta debaixo das unhas, roupas com uma manchinha aqui e outra ali, resquícios de um dia de brincadeira, de diversão pura, simples, coisa de criança mesmo.
Repito com minhas filhas o que meus pais fizeram comigo. Sempre morei em chácara e sempre fui autorizada a me sujar sem medo. Por isso mesmo vivia no meio do mato fazendo alguma experiência com lama, andando a cavalo sem sela, rolando na grama com meus cachorros. Meus pais riam ao ver meu estadinho ao entrar em casa para tomar banho!
Bronca mesmo eu tomava quando queria ver tv e estava um dia lindo lá fora. Videogame? Nunca tive. Em compensação tive todos os bichos que queria e toda liberdade para descobrir o mundo ao meu redor. Não estava sempre impecável. Muito pelo contrário. E adoro lembrar disso!
Sendo assim, seria impossível pra mim ter filhos e fazer diferente. Aqui elas não só podem, mas devem se sujar!