Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Filhos e tecnologia: desafio da família moderna

filhos

filhos

Os filhos de hoje são diferentes dos filhos de outras gerações por um único motivo: tecnologia. Ponto final. O resto é tudo igual. Fazem bagunça, não querem comer legumes e brigam com o irmão. Mas nenhuma outra geração teve tanto acesso a tecnologia como essa. E criar filho nesse momento, por isso, é mais complicado do que já foi em outras épocas. Duvida?

Filhos e tecnologia

Vamos lá. Uma amiga me contou que foi almoçar com o marido e um casal muito querido. O restaurante não tinha nada que mantivesse as crianças entretidas (convenhamos que providenciar uma caixa de giz de cera e uns papéis brancos não mata ninguém!) e ela cedeu aos pedidos dos pequenos com relação ao celular. Que mal teria, certo? Errado.

Enquanto os adultos conversavam as crianças supostamente assistiam a Peppa Pig no Youtube (a própria mãe se encarregou de colocar o link do desenho para evitar que os filhos assistissem coisas inapropriadas). Até aí perfeito. O único problema é que uma das crianças, de seis anos, descobriu um app muito interessante no celular da mãe: o Snapchat. E o que aconteceu a partir daí poderia acabar na demissão do pai.

O filho gravou vários vídeos testando os filtros do snapchat o que, realmente, é muito engraçado para criança (e eu ainda não entendi, mas pra alguns adultos também). O problema é que como ele não falou nada durante as gravações, o áudio captado foi o da conversa dos adultos e nela, o pai desabafava sobre o chefe.

Nada muito grave, mas eram coisas que o chefe poderia não gostar de ouvir, daria margem a discussões acaloradas e satisfações poderiam ser tiradas. Ou seja, o pai teria que dar muita explicação e, na pior das hipóteses, poderia perder o emprego. Já pensou?

As lições que ficam desse caso são muitas, na minha opinião. Mas 2 são básicas:

Primeira: criança não tem nada que usar telefone;

Segunda: se abrirem uma exceção e liberaram o aparelho os pais tem que vigiar filhos 100% do tempo! Caso contrário correm riscos que vão além de ter a memória esgotada por causa de fotos de pés e dos rostos dos pequenos.

Não perca nossa receita de panqueca.

Sair da versão mobile