Já contei aqui que a Maitê estuda numa escola particular (porque as públicas só aceitam crianças a partir de 5 anos) e a Nina numa pública. Sendo assim, vivo comparando as duas e quase não percebo diferença. As duas são maravilhosas. A única coisa é que na escola da Nina tem mais festa!! Eu explico. As festas ajudam a escola pública a arrecadar fundos e a aumentar o vínculo das famílias com a escola!
Na semana que passou fomos participar de um desses eventos. A festa se chamava Fall Festival (festival de outono). Cada adulto pagava 1 dólar para entrar e crianças a partir dos 4 anos pagam 10 dólares para comprar uma pulseira que dava acesso a todos os escorregadores infláveis espalhados pelo gramado. Além disso, eles vendiam doces e cestas com diversos ítens. No estacionamento alguns food trucks com opções de sanduíches e pizzas.
O evento era bem simples, a maioria dos pais foi direto do trabalho (começou as 17h). Mas o que ele gerou é que foi legal. Além de representar uma fonte de renda para a escola, ainda representa, como eu disse antes, uma maneira de aproximar a família da instituição, fazer com que os pais se conheçam, que o vínculo entre os pequenos, que se encontram todos os dias na sala de aula, cresça ainda mais.
Foi fofo ver a Nina querendo mostrar os amigos, querendo apresentar a escola mesmo (no dia-a-dia a gente não pode entrar). Ela estava orgulhosa de um espaço que é só dela. Nem os pais e nem a irmã sabem tanto quanto ela daquele lugar, ali ninguém conhece as pessoas melhor do que ela. Se a ideia, além de arrecadar recursos, era envolver a gente com a escola…deu certo! Voltei pra casa encantada e certa de que vou aceitar os convites pros próximos eventos que eles fizerem!