Fazer os enfeites de Natal é um barato!!
Outro dia a direção da revista Crescer – onde tenho coluna – me convidou para participar de uma campanha muito legal: o objetivo é estimular as pessoas a enfeitarem suas casas para os filhos entrarem no clima do Natal, mesmo que minimamente, mesmo com a crise, apesar da quantidade de coisas ruins que estão acontecendo (como a tragédia em Mariana). Sugerir enfeites feitos a mão, baratinhos, era uma das ideias deles. Nem preciso dizer que topei na hora, até porque acho mesmo que fazer os enfeites de Natal é um barato! Ainda mais quando as crianças ajudam, participam!
A função das minhas pequenas dessa vez foi fazer desenhos para a gente colocar nas paredes. Com canetinhas e giz de cera elas soltaram a imaginação e fizeram verdadeiras obras-de-arte para colorir a casa e deixar tudo com cara de Natal. Além disso, comprei pouquíssima coisa, como eu disse em outra oportunidade aqui no blog. A maioria eu reaproveitei de outros anos. As bolas da árvore, o enfeite da porta e um papai noel de pano que que pendurei no lustre estavam numa caixa rígida que eu chamo de “caixa de natal” e que é pra onde vão os enfeites dia 6 de janeiro.
Aprendi com a minha mãe a economizar e deixar a casa bonita pras festas. Quando eu era pequena ela embrulhava caixas de fósforo como se fossem presentes e pendurava nas árvore que está lá na casa dela até hoje. Outra coisa muito legal que ela ainda faz é pintar e enfeitar pinhas que você encontra facilmente (ela que fez essas que estão nas mãos da Nina e da Maitê e que enfeitam nossa mesinha de centro.
Ou seja, claro que 2015 foi um ano difícil, claro que eu eu sei que muita gente está sem dinheiro e sem ânimo, principalmente. Mas, assim como o pessoal da Crescer, eu também acredito que quando a gente tem filho algumas coisas são importantes. Fazem parte da magia dessa época. Mais do que dar presente, o legal é curtir o clima natalino e torcer para que esse astral continue depois do Natal. Que 2016 seja mágico!