O fato de uma criança brasileira estudar numa escola americana faz com que tudo seja novidade pra ela e pros pais. É isso mesmo! Escola nova: tudo diferente pra todo mundo! Os pequenos aprendem dentro da sala de aula e a gente aprende fora! Não entendeu? Eu explico!
Essa semana Nina precisa ir todos os dias com um adesivo colado na camiseta que diz o nome dela, da professora, a sala em que estuda e como ela vai embora (de carro, de ônibus ou a pé). Não entendi nada quando me pediram isso, mas chegando na escola para buscá-la eu entendi!
Na saída eles separam as crianças. Quem vai a pé é liberado na porta, quem vai de ônibus fica sentadinho em filas, separados por ônibus (tem a fila do ônibus do elefante, do jacaré e muitas outras, de acordo com a rua em que a criança mora) e quem vai de carro com os pais fica no hall esperando a gente passar por uma espécie de “drive thru”. Funciona assim: os pais colocam uma plaquinha que a escola dá no retrovisor do carro (que diz quem estamos indo buscar, classe e nome da professora), uma funcionária vê e avisa por rádio quem está dentro e outra traz a criança. O estranho, na minha opinião é que não podemos sair para recepcionar os pequenos (pra não aumentar o trânsito que já é maluco o suficiente – vou fazer um post sobre o assunto e sobre como os americanos escapam dele!). Aliás, hoje eu quase subverti a regra (e levei bronca de uma funcionária ao abrir a porta do carro), de tão ansiosa que estava para dar um beijo na Nina! Tive que me segurar, esperar ela entrar no carro e, aí sim, beijá-la até cansar!
O fato é que é tudo muito organizado, mas bem diferente do que estamos acostumados. Claro que é uma questão de tempo entendermos como tudo funciona mas, até lá, vamos levar muita bronca!!! Fazer o quê? É como eu disse…Escola nova: tudo diferente!