Mais uma vez uma pesquisa dita regra sobre o momento certo da mulher engravidar. Dessa vez a idade ideal seria entre 34 e 35 anos. O estudo em questão foi realizado por cientistas britânicos. Foi levado em consideração o corpo da mulher, como se a gente fosse uma máquina. De acordo com os cientistas, nessa idade estamos prontas para ser mãe. Será mesmo?
Engravidar é uma escolha além da idade
Os médicos podem garantir que sim. Mas eu acho que engravidar é muito mais do que isso. Óbvio que a questão da saúde é importante. Claro que o corpo deve se comportar melhor com relação a uma gestação em determinada época da vida. Óbvio que quanto mais velhas ficamos ou mais novas somos os riscos aumentam. Mas tem tantas outras coisas a serem levadas em consideração quando falamos de engravidar, que acho estranho ter “idade ideal”. Pior: acho péssimo divulgarem isso.
A idade ideal para a mulher engravidar, na minha opinião é, primeiro, a idade em que ela se sente pronta. Quando quer ter um filho. Engravidar não é só gerar um bebê. Engravidar é gerar outra vida. É ver um milagre de Deus acontecer. Engravidar tem a ver com amor. Com responsabilidade.
Tem gente que sente esse “chamado”antes. Outras depois. Tem a ver com a história de vida e opções de cada um. Tem a ver com encontrar um amor. Com se sentir preparada financeira e emocionalmente. E acho que isso talvez seja mais importante do que estar com a máquina tinindo!
Sei não, mas acho que esse tipo de pesquisa só aumenta a pressão em cima das mulheres que optam por adiar esse sonho. “Está na hora”, vão dizer antes de você completar 34/35. “Passou da hora”, vão dizer depois.
Mas a hora de cada um só a gente sabe. E tem gente que passa a vida sem achar essa hora. Ou acha bem mais tarde. Enfim. O que importa é cada um encontrar essa hora. No seu coração.