Todo mundo sabe que o leite materno é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, protege o bebê contra diversas doenças (como diarréia, infecções respiratórias, diabetes e até mesmo alergias). Mas o problema é que algumas mães têm dificuldades para amamentar ou simplesmente não produzem leite suficiente (entre outros fatores). Por isso os bancos de leite são tão importantes e, para incentivar a solidariedade foi criado até o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, comemorado hoje!
O mais legal é que eu acabei de saber que nós brasileiros temos motivos para comemorar hoje!! Um estudo publicado pela revista britânica The Lancet revelou que o Brasil tem a maior quantidade de doadores de leite materno no mundo!!! A pesquisa revela que o Brasil possui 213 unidades de Bancos de Leite espalhadas pelo território nacional, o que representa 72,9% dos sistemas de armazenamento do mundo. Entre 2008 e 2014, foram coletados 1,1 milhão de litros de leite doados, e as mulheres brasileiras foram responsáveis por 89,2% desse total.
Outro dado super interessante dessa pesquisa é que ela revela que além de ter a maior quantidade de doadoras de leite, o Brasil também teve posição de destaque na questão da amamentação. As brasileiras amamentam mais que britânicas, americanas e chinesas. Os números apontam ainda que no Brasil a taxa de amamentação exclusiva (sem a inclusão de outros alimentos) para crianças até os seis meses é o dobro do verificado na China, no Reino Unido e nos Estados Unidos. O Brasil também fica na frente nas taxas de amamentação até um ano de idade!!
Se você que está lendo esse post amamenta, saiba que é uma potencial doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e nem na doação! Se você não estiver mais amamentando ou não puder doar também pode ajudar doando potes para armazenamento (que precisam ser de vidro, de qualquer tamanho e não ter tampa de metal).