Sou Bruna Di Tullio, atriz, apresentadora, filha, esposa e mãe de 2 meninos lindos que preenchem minha vida por completo no momentos. Sou amiga da Patricia Maldonado desde meus 15 anos mais ou menos ( se ela não vetar, quem sabe faço um post totalmente dedicado a nossa adolescência !!rs #sqn ). Atualmente moro em Orlando com minha familia e num papo com a Pati topei dividir minha experiência com vcs sobre a maternidade no Brasil e a maternidade nos EUA. Porque dar à luz nos EUA é…diferente!
Eu, meu pai e meus meninos nas primeiras semanas
Meu primeiro filho Vicente nasceu no Brasil, Rio de Janeiro, dia 23 de maio de 2013 e meu segundo, Daniel, nasceu em Orlando, dia 13 de abril de 2016. Quero deixar registrado que não acredito que exista “jeito melhor ou pior” existem as diferenças culturais entre 2 países.
Primeiros dias em casa…
Quando morava no Brasil por mais que eu seja uma mãe que faz questão de participar de tudo, eu tinha baba e empregada, o que me facilitava muito e de repente mudei para um país onde empregada é raridade absoluta, baba nem pensar, no máximo uma babysitter que cobra uns 15 dólares a hora, o que torna quase impossível ter todos os dias.
Com um pouco de esforço e organização, me adaptei, ate peguei gosto em cuidar das minhas coisas e da familia!! Cuidava da casa, marido, comida, levava filho na escola e ainda dava tempo de pegar uma Disney no final do dia !! Tava me sentindo a “Mulher Maravilha”!!! Ai, engravidei e veio o segundo filho…
Eu continuava com uma casa, um marido, um filho de 3 anos e agora um bebezinho chegando e eu pensei o que !???? MOLE!! Vou tirar de letra!!! Já to craque!!! Meu pai, pessoa super centrada e experiente, mesmo com toda minha auto confiança, veio me ajudar no primeiro mês e eu pensava “Ótimo!! Vou curtir meu pai e mostrar que to na crista da onda!! Dominando a vida mãe americana com 2 filhos, marido, casa e ainda faço escova e maquiagem!” Varias amigas vinham me alertar sobre a difícil chegada do segundo filho, honestamente eu achava bem irritante, pq tava convicta que comigo seria a exceção a regra, ja que todo mundo achava difícil.
Nasceu!!! Lindo lindo!! Daniel nasceu super saudável, dormia super bem, Vicente apaixonado pelo irmão, tudo tipo propaganda de margarina sabe !? Na primeira semana eu ja não me sentia mais como a “Mulher Maravilha”, eu era a própria ” Capitão Planeta ” sabe ( “pela união dos seus poderes, eu sou CAPITAO PLANETA!!! VAI PLANETA!!,” quem nasceu nos anos 80 conhece, era muito poder!!), eu acordava, brincava com o Vicente, amamentava de 3 em 3, cozinhava, dava um tapa na casa e sem pedir muita ajuda não!!! Eu fui que fui! Com cesarea e tudo!!
Meus amores. Vicente curtindo mto o “irmãozinho” e eu num mix de emocionada com o amor deles e desesperada pro Vicente não soltar a cabeça do irmão. Amor e desespero andam de mãos dadas às vezes.
A primeira semana passou…meus hormônios começaram a cair e teve a primeira madrugada em que eu estava amamentando e o Vicente começou a gritar por mim…nossa, foi minha primeira crise de choro,digo primeira pq chorei pelo menos 1 vez por dia durante as próximas 2 semanas. Chorava pq tava completamente exausta, pq não conseguia dar atenção que eu queria para o Vicente, pq precisava dormir, pq queria dar ao Daniel toda a atenção que o Vicente recebeu quando nasceu, peito muito cheio, medo de não conseguir amamentar, medos e mais medos…dai percebi que por mais que eu já fosse mãe, eu não sabia de nada, que “mãe de dois” é um universo completamente novo, igual quando vc vira mãe pela primeira vez.
Ah! Lembra aquela história da escova e da maquiagem!? Oi????? Quem teve tempo ou energia pra isso!?
A segunda semana foi igual, a terceira também. Por mais que eu ame minha família mais do que tudo, eu dizia que queria fugir pra Disney e virar Minnie, ai eu usaria aquele cabeção e ninguém nunca mais me acharia…claro que era uma brincadeira ( mas toda brincadeira tem “aquele” fundinho né…).
Na quarta semana as coisas começaram a entrar no eixo, eu me permiti mais; descansar mais, não dar a atenção que o Vicente gostaria em alguns momentos e tentar compensar em outros e a mesma coisa em relação ao Daniel, enfim, amadureci muito, entendi um monte de coisas, mudei minha visão da maternidade, me reinventei e cheguei mais uma vez a conclusão que não existe certo e errado quando se trata de ser mae, existe fazer o seu melhor e enquanto for assim, tá tudo certo. O Vicente foi ficando mais confiante em relação ao lugar dele na casa e eu em relação ao meu lugar tbm.
Sabe, quando tive o primeiro filho, eu fazia tudo milimetricamente calculado, sem erro ou atraso na rotina e quando alguma coisa saía do previsto eu me desesperava, como se aquilo fosse prejudicar realmente o Vicente. Agora com o Daniel aprendi a viver um dia após o outro, nenhum dia é igual quando se trata de 2 filhos, improviso virou meu sobrenome e quer saber !? Tá tudo certo, estão sendo amados e educados da melhor forma possível, acho que até melhor do que milimetricamente como antes.
Bom, acho que o fato de estar nos EUA sem toda aquela estrutura brasileira deve ter feito diferença sim, tive menos ajuda, mas ter meu pai ajudando fez com que criássemos um laço ainda mais forte entre nós dois e um amor ainda mais forte entre ele e os netos.
Hoje o Daniel está com 2 meses, ja consigo cuidar melhor da casa, do marido e começando a voltar a cuidar de mim…ainda tenho alguns “ajustes” como mulher, estou muito focada em cuidar das “crias”, mas ja mais feliz, fazendo uma escovinha e um make de vez enquando!! rs
No meu proximo post vou escrever sobre a cultura americana em relação a familia, pq acho incrível como o americano tem a familia em primeiro lugar, muito legal mesmo!!!
As pessoas costumam dizer que americano é frio, eu não acho!!Meus vizinhos me visitaram, trouxeram comida, presentes e a maioria mal me conhece. Eles são mais sérios, mas muito solidários com o proximo, mas isso é papo pra outro post ainda ! Mta coisa pra falar ! Rs
Deixo aqui meu beijo, pq ja é quase uma da manhã, não dormi nada ainda, em breve começo a saga da madrugada o que significa que amanha estarei mais cansadinha, mas FELIZ!!!