Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Cobrança, abuso sexual e suicídio

cobrança

cobrança

Não vi e nem quero ver o vídeo da menina de 12 anos se suicidando no quintal de casa. Mas acho importante discutir o assunto. Antes de tirar a própria vida Katelyn Nicole Davis desabafou. A cobrança por ser bonita e o abuso sexual que sofreu de um parente teriam sido os principais motivos para ela desistir de viver. Que tristeza.

A tragédia aconteceu na Geórgia no dia 30 de dezembro e, desde então, a família e a polícia tentam tirar as imagens do ar. O problema é que o vídeo viralizou e qualquer um consegue ver as cenas dramáticas se quiser. Trata-se de uma criança atormentada que amarra uma corda numa árvore, sobe num balde e se enforca. Uma tragédia que me choca, comove e alerta. Pela morte em si, pela maneira como tudo aconteceu e pelos motivos.

Pouca gente se dá conta, mas o abuso sexual por alguém da família é mais comum do que se imagina. Pesquisadores chegam a dizer que mais de 70% dos abusadores são membros da família imediata ou alguém muito próximo à vítima. É preciso ter muita atenção as reações das crianças. Muitas delas não conseguem contar o que estão passando pra ninguém. Mas através de atitudes e mudanças de comportamento podem demostrar que algo está errado. É preciso diálogo, confiança. Amor.

Cobrança pelo padrão de beleza

O outro motivo que levou a menina a desistir de viver também é seríssimo e precisa ser debatido. O padrão de beleza ideal gera cobrança nas mulheres desde a infância. Dados de uma pesquisa mundial desenvolvida pela Dove/Unilever, em 2004, mostra que dois terços das mulheres entre 15 e 60 anos de idade evitam atividades básicas da vida porque se sentem mal com sua aparência; mais de 92% das garotas declaram querer mudar pelo menos um aspecto físico; nove entre dez mulheres querem melhorar alguma coisa no corpo!

Como mães temos a obrigação de ajudar nossas filhas a se aceitarem, a não deixá-las obcecadas pela estética, a mostrar que somos muito mais do aparência. Ensinar nossas pequenas a se dar bem com o espelho tem que fazer parte da educação assim como escovar os dentes e pentear os cabelos.

Sair da versão mobile