Mauí é um cachorro, mas pensa que é gente. Na verdade acho que eu também penso que ela é gente. Que dizer, sei que é cachorro, mas trato como se fosse gente. É que ela merece. Está comigo há 14 longos anos e hoje faz aniversário. Sim, cachorro também faz aniversário!!! Até porque não é todo dia que alguém completa 98 anos (não dizem que cada ano do cachorro equivale a 7 nossos?? Então! Ela está a beira do centenário!!).
Parabéns, Mauí!
A data é importante mas já aviso que não vai ter festa, bolo e nem brigadeiro de cachorro. Vai sim ser um dia especial do jeitinho que ela gosta! Isso significa receber muito carinho, dar um passeio na rua pra cheirar tudo e ter direito a uma volta de carro sentindo o vento nos pêlos (no meu colo, de preferência). Quero que ela se sinta ainda mais querida, mais amada (se é que é possível).
Há 14 anos ela entrou na minha vida (nasceu dia 18 e um mês depois estava na minha casa, porque parou de mamar e só tomava mamadeira). Era minúscula, cabia na palma da minha mão. Dormia debaixo das cobertas, colada no meu pé (não sei se porque tinha frio ou medo).
Aos poucos ela foi ganhando espaço. Passou a dividir o travesseiro comigo. Passou a ser dona do sofá. Passou a receber atenção da família toda (as meninas vivem atrás dela) e dos meus amigos que, de vez em quando, comentam numa foto em que ela aparece: “essa ainda é a Mauí? Não é possível!”.
Sim, minha gente. É possível. Ela continua firme e forte – embora não enxergue muito bem e escute menos ainda. Alguns dentes também já se foram. Mas e daí?
O que importa é que o amor que sentimos uma pela outra é o mesmo de 14 anos atrás quando eu a vi pela primeira vez. O que importa é que quando eu chego em casa ela reconhece o cheiro, faz festa e me segue por onde eu for. O que importa que ela não vive sem mim. E eu sem ela! Te amo, Mauí!!
Obs.: Todo ano a gente comemora o aniversário da Mauí! Olha ano passado a homenagem que ela recebeu http://familiamudatudo.com.br/minha-maltes-faz-13-anos/