Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Bronquiolite, gripe e resfriado

Vacinadas!

Vacinadas!

Aberta a temporada de bronquiolite, gripe e resfriado! É isso mesmo, mamães! O frio chegou em todo Brasil e é hora de cuidar mais dos pequenos, de protegê-los, de vaciná-los (foto)! Mas, afinal, você sabe a diferença entre essas doenças? Sabe quais são os principais sintomas? Sabe como evitá-las? Eu ajudo!

Bronquiolite

Febre, tosse e dificuldade para respirar.  A bronquiolite nada mais é do que uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos (passagens menores de ar presentes nos pulmões). O aparelho respiratório dos pequenos ainda não está totalmente desenvolvido, bem como o sistema imunológico. Por isso, bebês prematuros e crianças menores de um ano possuem os maiores riscos de contrair bronquiolite.De acordo com os pediatras, a maioria dos casos de bronquiolite não são fáceis de evitar porque os vírus que causam a doença estão no meio ambiente, mas uma lavagem cuidadosa das mãos, especialmente antes de cuidar de bebês, pode ajudar a prevenir a disseminação dos vírus.

Gripe

A gripe é uma infecção do sistema respiratório causada pelo vírus influenza.  Os principais sintomas são febre alta (acima de 38ºC e que dura, em média, 3 dias) dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Para evitar o contágio, segundo os médicos, o melhor é lavar bem as mãos e se vacinar todos os anos (já que a composição da vacina é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar). Nossa família já se vacinou (foto)! O band-aid da Maitê não aparece na foto porque ela estava de calça, mas ela também recebeu a vacina!

Resfriado

O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores (podendo ser causada por vários tipos de vírus). Nessa época do ano, com os ambientes mais fechados, a circulação desses vírus é maior e as membranas do nariz, por causa do frio, estão mais suscetíveis à entrada dos microorganismos. Resultado: nariz escorrendo (principalmente se seu filho frequenta creche ou escola você já deve percebido esse sintoma!).  O modo de contágio mais comum é através de gotículas de saliva ou contato com mãos infectadas. Mais uma vez a lavagem correta e constante das mãos é indicada.

Sair da versão mobile