Todas as fases dos nossos filhos são especiais e emocionantes: o primeiro dente que nasce, a primeira palavrinha que eles aprendem, a despedida da fralda, o dia em que aprendem a nadar sozinhos. Mas tem uma fase que vai me marcar mais do que todas, pelo jeito. É que ela produz uma mudança profunda na criança. É a alfabetização: um novo mundo surge para eles…e pra nós!!
Engraçado constatar isso como se fosse a primeira vez que eu visse acontecer. Afinal de contas eu também fui alfabetizada, também passei por isso, certo? Certo mas, pena, a gente esquece esse tipo de coisa, né? E lembramos de tanta coisa inútil…mas deixa pra lá…O que eu quero compartilhar hoje é sobre esse novo mundo que se abre quando a gente aprende a ler. É como se tudo fizesse mais sentido, sei lá. Pra eles e pra nós! Não sei se vibro mais com isso porque sou jornalista e amo ler e escrever, palavras pra mim tem muito significado, sou apegada a cartas e bilhetes – ainda nos dias de hoje, confesso!!
Bom, Nina está na fase de ler tudo que aparece pela frente, como toda criança faz. E é lindo ver cada descoberta. Cada vitória. Cada palavrinha que deixa de ser uma incógnita para ter significado é comemorada! “S-T-O-P…STOP, né, mamãe?”, diz ela, feliz de decifrar a placa no trânsito! É muito fofo!!
O que anda me comovendo nos últimos dias é que, além de estar super interessada em ler ela também quer escrever e eu sou a principal destinatária do que ela produz. Recebo milhares de bilhetes apaixonados, verdadeiras cartas de amor escritas com uma letrinha ainda não muito firme, mas cheia de carinho, de vontade de me fazer sorrir. E é bem isso que acontece quando ela deixa um bilhetinho escondido debaixo do meu travesseiro, no meu armário do banheiro. Eu sempre acho, paro, leio e abro um sorriso. Por tudo. Pelo privilégio de ver essa descoberta acontecer, pela fofura que ela é, pela delícia de ser mãe!!!