Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Ajudar não é bem o termo…

ajudar

ajudar

Estou farta de ouvir que as pessoas acham lindo homens que ajudam em casa. E o motivo de estar farta é porque, simplesmente, acho que ajudar não é o termo. Por que quando os maridos fazem o que é papel de qualquer pessoa que tenha uma casa e filhos é “ajudar” e quando a mulher faz é “obrigação”? Sinceramente não acredito nesse tipo de papo em 2018, mas já que não tem jeito e que vira e mexe alguém me incomoda com essa questão, decidi me posicionar de uma vez por todas.

“Ajudar?”

Desde que meu marido e eu fomos morar juntos, em 2008, dividimos tudo que precisava ser feito na casa: desde lavar louça até fazer comida. Desde levar os cachorros para passear até varrer o quintal. E por aí foi até as crianças nascerem. Daí acrescentamos a nossa lista de tarefas trocar fraldas, dar a papinha, levar para passear, acompanhar na natação e muito mais.

A divisão sempre foi a seguinte: “hoje saio mais cedo do trabalho, deixa que eu cuido do jantar e levo as crianças na natação”. No dia seguinte: “já estou indo pra casa, deixa que eu passo no supermercado e sigo com as meninas para a aula de balé”. Sempre foi assim. E sempre será. Especialmente aqui nos Estados Unidos onde ninguém tem empregada, cozinheira, motorista. E daí?  A casa é nossa. As filhas são nossas. Por que as tarefas teriam que ser só minhas? Porque eu sou mulher? Fala sério.

Sou mulher que também sai de casa cedo e volta a noite. Sou mulher que também luta pra pagar contas. Sou mulher que também tem chefe, compromissos, prazos e projetos para entregar. Sou mulher que também chega em casa morta, querendo abrir um vinho e me jogar no sofá sem falar com ninguém algumas vezes. Mesmo assim as crianças tem que comer, a casa tem que ser limpa, o jantar tem que ser feito. E aí? Sobra apenas pra mim?

Não que eu ache que uma mulher que não trabalha tenha que fazer tudo sozinha em casa e com as crianças. Continuo achando que, mesmo nesse caso, o homem tem que fazer a parte dele também. E ponto final. E chega da gente dizer que o homem que divide tarefas com a mulher ajuda. Ajuda se ele fizer massagem no seu pé. Se encher a casa de flores pra te receber. Se comprar aquele seu vinho preferido e chato de achar. Se ele apenas lavar as panelas depois do jantar ou der banho nos pequenos ele esta  fazendo o que qualquer um que opta por ter uma familia precisa fazer. Isso nao o transforma num heroi.

 

Sair da versão mobile