familia facebook pixel

Sabor de saudade da Família brasileira: quindim de fubá

Quando o Guilherme e eu decidimos morar juntos (em 2008), minha mãe apareceu com um caderno na mão: “agora você precisa aprender a cozinhar. Coloquei aqui receitas que você gosta e que são fáceis de fazer”. O que ela esqueceu de dizer é que eram também receitas com sabor de saudade.

Durante muito tempo, quando fazia algo do caderno, voltava no tempo com o cheiro, o sabor. Era como se, de repente, não estivesse na minha casa com meu marido em São Paulo. Parecia que eu me “teletransportava” e, quando abria os olhos, estava na mesa com meus pais e meu irmão, no interior. Era como se voltasse a minha infância. Isso ficou ainda mais forte depois que Nina e Maitê nasceram e cresceram um pouquinho. Cada vez que eu pegava aquele caderno simples, com a letra da minha mãe, eu encontrava sempre algo fácil de fazer e que esquentava o meu coração de alguma maneira. Me remetia a momentos gostosos e, o que é melhor, o resultado era sempre sucesso!

Família nos Estados Unidos

Quando nos mudamos para os Estados Unidos, trouxe o caderno comigo, claro. As páginas já estão um pouco amareladas, já caiu ovo, óleo, leite condensado, de tudo um pouco nelas. Mas o que importa é o carinho com o qual o caderno foi escrito. A intenção dele de me manter sempre vinculada a minha mãe permanece, apesar do tempo e dos milhares de quilômetros de distância que nos separam.

Mais uma Receita de Bolo para a família

Essa semana fiz pras minhas filhas uma receita que ela colocou lá e que, aliás, me fizeram “viajar” sem pegar avião! Parece loucura mas, em instantes era como se eu estivesse no Brasil, em Valinhos (SP), na cozinha ensolarada e quente da minha mãe. Mais do que isso: bastou a primeira garfada no “quindim de fubá” pra eu me sentir com 10 anos de idade…

Escolhi o quindim de fubá entre tantas outras opções porque era um “bolo” que ela sempre fazia pra hora do lanche e decidi ver se a receita faria tanto sucesso com Nina e Maitê como fazia comigo e com meu irmão. Fomos as três pra cozinha e, em questão de minutos (e com pouquíssima sujeira, juro), fizemos um bolo delicioso, aprovadíssimo pelas duas! Foi demais! Mas o mais legal mesmo foi sentir que, de alguma maneira, minha mãe, eu e minhas filhas estávamos conectadas!

 

receita de bolo familia

receita de bolo familia

 

Receita:

Receita de Bolo da família “quindim de fubá”

Ingredientes

4 ovos

1 vidro de leite de côco

2 xícaras de chá de leite

3 xícaras de chá de açúcar

3 colheres de sopa de farinha de trigo

3 colheres de sopa de fubá

1 colher de sopa de margarina

1 colher de sopa de fermento Royal

Modo de preparo

Bata tudo na batedeira e despeje numa forma untada e polvilhada com açúcar. Leve ao forno até dourar!

Esse post é patrocinado por uma empresa com a qual o Família Muda Tudo se identifica

22 Discussions on
“Sabor de saudade da Família brasileira: quindim de fubá”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*